Sunday, July 29, 2007

From Arlete





The Harvard Cultural Agents Initiative

And

Brazilian American Association – Bramas

Project:

PAPER PICKER PRESS

2007

First day: july, 29 – Sunday ( Teachers and artists).

Este foi o primeiro encontro dos professores, coordenadores e artistas locais, na Sede da Bramas, das 9 horas da manha ate a 1 da tarde, para que a equipe do projeto pudesse orientar a todos no entendimento do objetivo deste projeto.

Tivemos um pequeno momento de acolhida, com um café e paes, aonde foi possivel, para muitos dos participantes se conhecerem e trocar algumas ideias. Logo a seguir a equipe conduziu o grupo para algumas tecnicas de descontracao, que nos levavam, com muita naturalidade, a importancia de despertar, nao so nos jovens, as inumeras habilidades, que se pode transmitir atraves dos sons, gestos, movimento e palavras. Outras tecnicas nos auxiliavam a compreender a concentracao, a sequencia nas atitudes das pessoas. As tecnicas foram alegres, descontraidas e extremamente criativas. E COMO APRENDER BRINCANDO.

Chega entao o momento da LEITURA, que nos envolve e nos reporta para o mundo magico. Todos ouviam atentos e expressavam, no seu livro, o seu entendimento, a sua compreensao do texto. A beleza da forma com que foi feita a leitura, as pausas e a entonacao nos levaram a criar, desenhar e escrever com muito prazer.

A LEITURA TRANSPORTA E TRANSFORMA O SER PARA INFINITAS PERSPECTIVAS.

Uma das tecnicas, apos a leitura do livro: All Summer…. foi expressa num grande painel, com a participacao de duplas, que primeiro reportavam as suas caracteristicas para o seu companheiro expressar, atraves do desenho. Logo a seguir, o grupo pode visualizar as diversas expressoes e caracteristicas da riqueza e percepcao de cada ser diante de uma obra.

Pode-se perceber a alegria e o envolvimento total de todos os participantes deste workshop.

Educadora Arlete Falkowski

No comments: